AGL participa de posse na ADL

08/09/2014 23:17

O evento realizado pela Academia Dorense de Letras (ADL) aconteceu no último dia 6 de setembro, a partir das 19h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nossa Senhora das Dores.

Na oportunidade, foram diplomados e empossados no sodalício dorense, os acadêmicos: Maria Salete da Costa Nascimento, na Cadeira nº 4, tendo como patronesse, a Srª Terezinha Barboza dos Santos, e na Cadeira nº 9, o acadêmico, Gilberto Luiz Araújo Santana, que homenageou o Sr. José Araújo Santos, como patrono.

Representando a Academia Gloriense de Letras (AGL), a primeira academia de letras do interior sergipano, compareceu ao evento, a acadêmica, jornalista, Gileide Barbosa de Souza Santos, ocupante da cadeira nº 1, do sodalício gloriense. 

A solenidade presidida pelo acadêmico e presidente da ADL, professor João Paulo Araújo de Carvalho, contou com a participação do acadêmico, Domingos Pascoal de Melo, da cadeira nº 11, no ato, representando a Academia Sergipana de Letras (ASL), a quem coube saudar à diplomada e cordelista, Maria Salete da Costa Nascimento, elogiada por meio de vasto currículo, concluído em cordel, pelos seus feitos na área da educação e da cultura naquele município.

O acadêmico, Gilberto Luiz Araújo Santana, membro da cadeira nº 9, recebeu da colega acadêmica, Salete Nascimento, as boas-vindas ao sodalício, que também não poupou elogios ao recém-diplomado, pela dedicação enquanto técnico, servidor público e universitário incessante pela busca do saber, para contribuir com a sua terra natal.

Em discurso emocionado, a acadêmica, Salete Nascimento, homenageou em forma de cordel a sua patronesse, enquanto o acadêmico, Gilberto Santana, resumiu em texto narrativo, a contribuição dada ao município pelo seu patrono, José Araújo Santos.

O evento foi encerrado pelo prefeito municipal, Fernando Lima, que prestigiou a solenidade, elogiando e agradecendo a participação das autoridades, vereador de Estância, Dominguinhos, da vice-presidente do Tribunal Federal do Trabalho, Drª Maria das Graças Monteiro Melo, e dos membros das academias presentes: Academia Sergipana de Letras (ASL), Academia Gloriense de Letras (AGL), Academia Estanciana de Letras (AEL), Academia Sergipana de Ciências Contábeis (ASCC), representada pelo acadêmico, Sildeno Dantas dos Santos. Além destes, poetas, escritores, professores, defensores da cultura e das letras, familiares e amigos dos acadêmicos.

 

 

 

 

 

 

 

Gileide Barbosa

Jornalista – DRT 847/SE

Fotos: Arquivo AGL; Delmanira Brito/visitedores.com