AGL comemora o 91º aniversário de seu Patrono-mor

25/03/2016 09:53
Hoje, 25 de março, a Academia Gloriense de Letras comemora o 91º aniversário de seu Patrono-mor, Léon Lambert Joseph Grégoire.
 
Criada a AGL, em setembro de 2012, cabia aos seus fundadores elegerem o Patrono-mor do Sodalício, bem como os patronos das primeiras cadeiras ocupadas. A figura memorável do Padre Léon Lambert Joseph Grégoire foi unanimemente aclamada por toda Comissão Provisória como Patrono da agremiação literária recém-fundada.
 
“Padre Gregório”, carinhosamente aportuguesado pela população gloriense e sertaneja, entranhou sua história à história do desenvolvimento humano e cidadão dos sertanejos, no campo e nas cidades, expressando sabedoria em forma de humildade, simplicidade e entrega, atributos raros aos seres humanos. Notabilizou-se por sua persistência na luta em favor dos desfavorecidos, desprovidos de educação, cultura e cidadania. Sempre acreditou que a educação, em todas as suas dimensões, fosse a verdadeira pedra fundamental para uma sociedade igualitária, formada por verdadeiros cidadãos cônscios de seus direitos e responsabilidades em prol do desenvolvimento comunitário.
 
Pela expressividade e profundidade de sua atuação no município gloriense, e em todo Alto Sertão sergipano, a AGL orgulha-se de tê-lo como Patrono e de ter celebrado a Sessão Solene de Instalação do Sodalício no Colégio Pe. Leon Gregório, casa de educação e cultura, que foi uma das primeiras obras edificadas por ele.